quinta-feira, 4 de julho de 2013

O que é cirurgia ortognática?

      
       A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo o reposicionamento dos maxilares (maxila e mandíbula) e é indicada para aqueles pacientes que possuem problemas na mordida, na arcada dentária ou no posicionamento incorreto dos maxilares.
       
      Quando os maxilares estão mal posicionados, podem ocorrem problemas estéticos e de funcionalidade (dificuldades de mastigação, mordida, deglutição, respiração, problemas na fala, etc.) capazes de influenciar não só na aparência e no bem-estar do paciente, mas a sua saúde como um todo.

      As desproporções dos maxilares podem ser causadas por diversos fatores, como: distúrbios de crescimento, acidentes que comprometem a face, problemas musculares ou hormonais, síndromes e anomalias específicas ou também ter origem genética.

      Nas minhas pesquisas pela internet, descobri que essas desproporções afetam até a postura daqueles que tem esse tipo de problema. Vejam:





       Sou classe II, possuo essa reclusão da mandíbula inferior e minha postura é assim mesmo. Incrível como essa deformidade afeta todo nosso corpo.

         Outra coisa que me deixou impressionada durante minhas pesquisas, foi o antes e depois das pessoas que operaram. Alguns resultados são impressionantes! Só vi algumas poucas pessoas que ficaram insatisfeitas com o resultado, a grande maioria teve um ganho estético e funcional enorme.

          Vejam nesse link Alguns procedimentos os variados tratamentos através da cirurgia ortognática:

1- Correção de sorriso gengival através de corte maxilar;
2- Correção de classe II com corte e protusão mandibular;
3- Correção de mordida aberta com corte maxilar;
4- Correção de classe III através de corte maxilar;
5- Correção de classe III através de corte mandibular;
6- Correção de classe III através de corte maxilo-mandibular.


27 comentários:

  1. Eu estou prestes a realizar este sonho tmb. Já estou usando o aparelho pré-cirurgico. Estou muito ancioso. =D Vc já era bonita, agora esta linda! Parabens pelo blog! Sucesso! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Dan, obrigada!
    Sei como é essa ansiedade!!! No começo tb não via a hora de fazer a cirurgia, dps não via a hora de passar a primeira semana... e, agora, não vejo a hora de retirar o aparelho!!! Essa ansiedade nos persegue sempre!!!! rsrs
    Mas, desde já, boa sorte aí na longa caminhada! Paciência e força! ;)
    Qualquer coisa, é só escrever!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, também terei que fazer essa cirurgia, e o meu também é classe II, o meu maior medo está sendo a opinião de todo mundo que conhece alguém que ja fez, todos falam que o queixo ficou muito para frente, é muito perceptivo. E eu já acho que meu queixo ta em um lugar bom, porque ele é gordinho, então não parece que eu tenho classe II.
    Terei também que corta a parte da gengiva de cima... essa parte eu não me incomodo e quero muito muda-la mesmo.
    Gostaria de saber sua opinião, se você também ouvia esses comentários, e como foi seu pós operatório.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!
      Então... você já conversou com seu buco? Porque nem todo mundo faz mento (queixo). É importante conversar esse seu receio com o seu médico para ele te explicar quais os procedimentos que você vai fazer.
      Já vi casos de classe 2 que não precisaram fazer mento. Mas eu, particularmente, não tinha queixo, então, fiz o mento (além dos outros procedimentos) e amei. E não me achei "queixuda" não...
      Quanto ao pós operatório, relatei todo ele aqui no blog e sempre que posso, venho atualizar. É um processo lento, requer paciência, muita paciência, mas os benefícios funcionais e estéticos compensam! ;)
      Qualquer dúvida, é só escrever! Terei um imenso prazer em responder, caso eu saiba, claro! rsrs
      Bjs e obrigada por escrever!!!

      Excluir
  4. Olá

    Eu também irei fazer a cirurgia, a minha correção vai ser a classe 2,gostaria de saber se depois da cirurgia a postura melhora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evan!
      Então, não percebi melhora da minha postura não. Mas, eu também não iniciei nenhuma atividade de correção de postura. A deformidade facial tem relação com a má postura, então a ortognática corrige a deformidade que contribui para essa má postura. Mas, não acredito que somente a cirurgia, por si só, resolva esse problema - acho que somente realizando exercícios específicos mesmo que isso vá se resolver.

      Excluir
    2. Ah! E boa sorte na cirurgia! Não esqueça: força e paciência!!! ;)

      Excluir
    3. ola.fez quanto tempo de tratamento ortodôntico ?

      Excluir
    4. Olá!
      Fiz uns 7 meses de tratamento ortodôntico antes da cirurgia e, depois, fiquei mais 1 ano e 4 meses (sendo que desse tempo, fiquei uns 2 meses sem manutenção pq foram os 2 primeiros meses de PO).
      Mas, só lembrando que essa questão de tempo de tratamento ortodôntico varia muito de pessoa pra pessoa, ok?!
      Abços

      Excluir
    5. Boa tarde, achei muito interessante essa relação da postura, sou classe 2 e também tenho essa postura incorreta,tenho muita vontade de operar, mas também certo receio. Algo que tenho com frequência é dor de cabeça e meu médico encaminhou para o ortopedista por causa do pescoço, depois de ver essa imagem que vocês postaram vou comentar essa relação quando consultar.

      Excluir
    6. Oi Letícia, boa noite!
      Seu receio com a cirurgia vai diminuindo conforme você vai tirando suas dúvidas, tendo confiança no seu médico e trocando experiências com outros ortognáticos.
      Está certíssima em levar para seu médico todas as dúvidas que tem, ele é a pessoa mais indicada para esclarecer todas essas questões. ;)
      Boa sorte na caminhada e fique a vontade para escrever quando quiser.
      Abraços,

      Excluir
  5. Ola, ficou lindo o seu resultado = D
    Me tira uma dúvida, voce teve perde de sensibilidade nos lábios ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jonathas! Obrigada! ;)
      No início, tive perda total da sensibilidade nos lábios. Mas, hoje, posso dizer que no lábio superior está tudo normal e no lábio inferior sinto certa sensibilidade. Digo certa sensibilidade porque não é mais como antes da cirurgia, mas também não tenho 100% de parestesia. Diria que é uma sensibilidade diferente, mas nada que me incomode ou prejudique.
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Tati td bem?Você tem fotos do antes e depois?Estou me organizando pra fazer essa cirurgia tb,mas antes preciso retirar os terceiros molares,o meu caso é bem parecido com o seu,ele sugeriu fazer mento pois quase não tenho queixo
    Queria trocar umas idéias contigo,me passa teu e-mail por favor.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen, tudo bom e vc?
      Em quase todas as postagens aqui do blog tem fotos de antes e depois. Só não tenho a mais recente (de 3 anos), mas já já providenciarei, quando fizer uma nova postagem.
      Pode me escrever quando quiser: tatiortognatica@gmail.com
      Bjs,

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?
    Vou fazer a cirurgia em breve e queria saber de Vc se praticava exercícios físicos antes da cirurgia e se prática em quanto tempo Vc pode voltar a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian! Tudo bom e vc?
      Eu não praticava exercícios não... mas, vale você tirar essa dúvida com seu buco pq varia muito de pessoa p pessoa. Depende do seu organismo, dos procedimentos que fará na cirurgia, se já fazia exercícios ou não.
      Boa sorte aí na caminhada! Qualquer outra dúvida que eu puder ajudar, fique a vontade em escrever novamente.
      Abraços!

      Excluir
    2. Oi Vivian... oi Tati....
      Tambem sou classe II..
      Operei há 50 dias e deu tudo bem gracas a Deus...sem dor alguma... não sei se foi por causa dos remédios que tomei... mas não tive nada, nada de dor, pela complexidade da cirurgia (5 procedimentos somente no nariz, Maxilar, Mandibula e Mento) a recuperação foi bem além do esperado pela equipe medica...Operei com Dr. Joao Roberto Goncalves, de Araraquara/SP...
      Sobre a pergunta de praticar esportes, eu jogava voley e fazia musculação. Parei com tudo após cirurgia. No meu caso, o cirurgião pediu pra não praticar esportes de alto impacto (bike, patins, voley, futebol, etc) nos primeiros 6 meses. No caso da academia, poderia voltar após 3 meses, mas evitar pegar muito peso pra não pressionar os dentes. Evite qualquer pressão nos dentes, por causa da cicatrização... E muita paciência.
      Uma observação, ao caminhar, ande devagar, pois nos primeiros meses você vai sentir que o rosto está solto. essa é a sensação que tenho hoje ao caminhar pela rua.
      boa cirurgia...e vale muito a pena.

      Excluir
    3. Oi Flavia!
      Muito obrigada pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência!!! Essas trocas são super importantes e suas informações muito úteis!
      Também não tive dor alguma, "só" o desconforto mesmo. Bom PO e que ótimo que está curtindo seu resultado!!! Aproveite o novo sorriso! :)
      Abraços!

      Excluir
  8. Oi Tati! Ficou ótimo seu resultado, sou paciente classe III e a minha cirurgia esta marcada pra próxima sexta e estou super nervosa mas ansiosa pelo resultado. Não sabia da relação da mandíbula com a coluna, me identifiquei com a segunda imagem. Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katiane, obrigada!
      Também não fazia ideia dessa relação com a coluna, só soube durante minhas pesquisas sobre a cirurgia. E me identifiquei muito com a imagem referente aos que são classe II. Quem diria né?! Nosso corpo está, realmente, tudo interligado.
      Desejo uma boa cirurgia, um excelente PO e que vc curta muito seu resultado! Força e paciência!!!
      Bjs,

      Excluir
  9. Olá eu sou classe 2 tambem, operei faz 10 dias , e a minha postura é exatamente essa, espero que melhore agora rs bjooo estou adorando seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada Crazy, que bom que está gostando do blog!
      Acho que, apenas com a cirurgia, a postura não melhora não. Mas, já é um começo! Dps, acredito que a prática de exercícios físicos é que vai nos auxiliar, de fato, com a postura.
      Um excelente PO pra vc!!!
      Bjs

      Excluir
  10. Tenho 19 anos, sempre achei que tinha um problema com minha postura, algo não normal,fico dolorido se ficar na postura normal e as pessoas acham que é relaxamento (sou classe II) adorei o texto tati,estou com medo de quando for fazer a cirurgia, o dentista disse que como toda cirurgia, tem risco de morte e etc, que o rosto ficará enxado e que eu vou passar um período me alimentando apenas de alimentos não-sólidos como sopas, sucos e etc... mas pelo que vi, vale a pena, muito obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriel, obrigada!
      Toda cirurgia tem seus riscos mesmo, mas o ideal é vc pesquisar sobre a cirurgia, o pós operatório e tirar todas as suas dúvidas! Assim, vc vai ganhando mais confiança e o medo vai diminuindo...
      Sabemos que é uma cirurgia delicada e que o pós operatório é chatinho. Mas, eu costumo escrever que isso tudo vai passar e o resultado vai ficar. Tem sempre que pensar no ganho estético e funcional que a cirurgia vai te proporcionar e ter muita paciência e força!
      Boa sorte na caminhada e fique a vontade para escrever quando quiser! ;)

      Excluir
  11. Oi...bom dia....sou pós graduanda em ortodontia e estou fazendo um seminário sobre ortográfica...preciso de relatos quanto ao pós cirúrgico....satisfação com o resultado e tb sobre a parte psicológica pois a mudança é grande....se puderem me ajudar dando seu relato agradeço MT...
    Bjos
    Natalia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia!
      Desculpa a demora em responder, mas meu computador estava ruim.
      Toda minha experiência está relatada aqui no blog. Recebi o relato de uma outra pessoa que fez a cirurgia e que postarei aqui, em breve. Espero que ajude!
      Boa pós!
      Bjs

      Excluir