Desde que me entendo por gente, meu sorriso gengival me incomoda bastante. Com o passar dos anos, fui descobrindo como disfarçar o sorriso nas fotos, mas isso é impossível quando o sorriso é espontâneo! Como viver assim, com vergonha do seu próprio sorriso?! Logo eu, que rio de tudo?!
Procurei diversos dentistas que só falavam que a gengivoplastia não poderia ser feita porque as raízes dos meus dentes ficariam expostas. E nenhum deles me falou sobre a existência da cirurgia ortognática.
Por volta dos 20 anos de idade, minha musculatura da ATM começou a doer. Fui à Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e lá, me indicaram o uso da placa estabilizadora para usar a noite e, assim, evitar o bruxismo. Usei essa placa por alguns meses, mas depois desisti, pois acordava com mais dores do que quando não usava.
Placa estabilizadora |
Fui me acostumando com essas dores até que, aos 30 anos, elas aumentaram muito. Procurei na internet e descobri que teria procurar um Bucomaxilofacial. Para uma primeira avaliação, fui a um próximo a minha residência que, logo de cara, me apresentou a cirurgia ortognática como solução tanto para as dores de cabeça, na ATM e o sorriso gengival. Sim, existe solução! Fiquei muito feliz e fui correndo para casa pesquisar esse nome complicado. Deparei-me com diversos blogs sobre o assunto e pessoas que ficaram mega satisfeitas com o resultado, apesar do sofrimento nos primeiros dias de pós (sim, TODOS relatavam isso).
Durante minha pesquisa na internet, descobri que no Rio de Janeiro, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) é uma referência nesse tipo de cirurgia. Fui me consultar com a equipe e realmente me confirmaram: tenho uma deformidade no rosto e somente a cirurgia ortognática pode resolver tal problema.
A cirurgia ortognática é uma cirurgia funcional com ganhos estéticos. O Dr. Alan Smith (residente II que me atendeu) explicou que eu teria mais qualidade de vida, respiraria pelo nariz, teria uma harmonia facial e o sorriso gengival desapareceria. Porém, não tinha como prever se as dores na ATM melhorariam, pelo contrário, em alguns casos pioram. Mas, ele disse que isso, durante o pré-operatório, a equipe avaliaria e, dependendo do caso, poderia ser feita com a ortognática, a cirurgia da ATM.
Como o pré-operatório inclui o tratamento ortodôntico, o Dr. Alan me indicou o ortodontista Dr. Hayann Smail, com quem iniciei o tratamento.
Obs: Não precisa de encaminhamento para passar pela 1ª avaliação no HUPE. Fui sem encaminhamento, eles me avaliaram e depois pediram uma panorâmica (Raio-X) para uma avaliação mais detalhada (esse raio-x já seria preciso para o início do tratamento ortodôntico). Eles atendem de terça à sexta-feira no horário das 8h às 11h.
Endereço: Rua 28 de setembro, 77 – Vila Isabel – Rj
Telefone do setor de Bucomaxilo: 2868-8007
Obs.2: Dr. Hayann Smail (ortodontista)
Endereço: Rua Barata Ribeiro, 208 – Copacabana – RJ (ao lado da estação do metrô Cardeal Arco Verde)
Telefone: 2236-2602
Nenhum comentário:
Postar um comentário