segunda-feira, 1 de julho de 2013

O início...

Desde que me entendo por gente, meu sorriso gengival me incomoda bastante. Com o passar dos anos, fui descobrindo como disfarçar o sorriso nas fotos, mas isso é impossível quando o sorriso é espontâneo! Como viver assim, com vergonha do seu próprio sorriso?! Logo eu, que rio de tudo?!

Procurei diversos dentistas que só falavam que a gengivoplastia não poderia ser feita porque as raízes dos meus dentes ficariam expostas. E nenhum deles me falou sobre a existência da cirurgia ortognática.

Por volta dos 20 anos de idade, minha musculatura da ATM começou a doer. Fui à Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e lá, me indicaram o uso da placa estabilizadora para usar a noite e, assim, evitar o bruxismo. Usei essa placa por alguns meses, mas depois desisti, pois acordava com mais dores do que quando não usava. 

Placa estabilizadora


     Fui me acostumando com essas dores até que, aos 30 anos, elas aumentaram muito. Procurei na internet e descobri que teria procurar um Bucomaxilofacial. Para uma primeira avaliação, fui a um próximo a minha residência que, logo de cara, me apresentou a cirurgia ortognática como solução tanto para as dores de cabeça, na ATM e o sorriso gengival. Sim, existe solução! Fiquei muito feliz e fui correndo para casa pesquisar esse nome complicado. Deparei-me com diversos blogs sobre o assunto e pessoas que ficaram mega satisfeitas com o resultado, apesar do sofrimento nos primeiros dias de pós (sim, TODOS relatavam isso).

        Durante minha pesquisa na internet, descobri que no Rio de Janeiro, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) é uma referência nesse tipo de cirurgia. Fui me consultar com a equipe e realmente me confirmaram: tenho uma deformidade no rosto e somente a cirurgia ortognática pode resolver tal problema.

        A cirurgia ortognática é uma cirurgia funcional com ganhos estéticos. O Dr. Alan Smith (residente II que me atendeu) explicou que eu teria mais qualidade de vida, respiraria pelo nariz, teria uma harmonia facial e o sorriso gengival desapareceria. Porém, não tinha como prever se as dores na ATM melhorariam, pelo contrário, em alguns casos pioram. Mas, ele disse que isso, durante o pré-operatório, a equipe avaliaria e, dependendo do caso, poderia ser feita com a ortognática, a cirurgia da ATM.

     Como o pré-operatório inclui o tratamento ortodôntico, o Dr. Alan me indicou o ortodontista Dr. Hayann Smail, com quem iniciei o tratamento.


Obs: Não precisa de encaminhamento para passar pela 1ª avaliação no HUPE. Fui sem encaminhamento, eles me avaliaram e depois pediram uma panorâmica (Raio-X) para uma avaliação mais detalhada (esse raio-x já seria preciso para o início do tratamento ortodôntico). Eles atendem de terça à sexta-feira no horário das 8h às 11h.
Endereço: Rua 28 de setembro, 77 – Vila Isabel – Rj
Telefone do setor de Bucomaxilo: 2868-8007


Obs.2: Dr. Hayann Smail (ortodontista)
Endereço: Rua Barata Ribeiro, 208 – Copacabana – RJ (ao lado da estação do metrô Cardeal Arco Verde)
Telefone: 2236-2602

Nenhum comentário:

Postar um comentário