terça-feira, 2 de julho de 2013

Tratamento ortodôntico

Nunca usei aparelho na vida, já que tenho uma oclusão classe I (boa), porém, é necessário o uso do aparelho para o alinhamento dos dentes e preparação para a cirurgia.

O Dr. Hayann entrou em contato com o Dr. Alan (por falar nisso, é muito importante que o ortodontista e o bucomaxilo conversem sobre o tratamento!!!) e, juntos, chegaram a conclusão de que não seria necessário a realização da cirurgia de disjunção (expansão do palato). Essa notícia me deixou super feliz, pois confesso que não gostaria de passar por duas cirurgias e nem ficar com um diastema enorme nos dentes da frente! Rs

Bem, coloquei o aparelho na arcada de cima no dia 10/01/2013 e digo que é uma sensação bem estranha. Senti dores nos 5 primeiros dias, só conseguia comer alimentos mais macios e é como se não sentisse os dentes direito, estranho, não sei explicar muito bem. Mas, essa sensação foi só durante as primeiras semanas, depois me acostumei. 

Foram 6 meses de tratamento até que, em junho, meu ortodontista diz: “Pode voltar no HUPE e dizer para o Dr. Alan que no final desse mês você estará pronta para a cirurgia. Vai adiantando as papeladas”. Essas palavras soaram como música aos meus ouvidos!



       Assim que saí do consultório, liguei para o Dr. Alan que marcou minha ida ao HUPE na semana seguinte. Lá, ele confirmou e pediu que eu fizesse alguns exames que seriam necessários para anexar junto com o laudo para dar entrada no pedido de liberação da cirurgia para o plano de saúde (esqueci de escrever isso antes, mas, quem tem plano de saúde, pode utilizá-lo e não precisa ficar aguardando a fila do SUS. Então, você opera pelo plano com a equipe do HUPE. Só é necessário pagar o anestesista, mas depois pode pedir o reembolso para o plano de saúde. Caso não tenha plano de saúde é só aguardar na fila do SUS e, pelo que andei lendo durante as pesquisas sobre a cirurgia, no HUPE a espera não é muito longa, está em torno de 2, 3 meses).  Ele explicou que o plano de saúde tem 1 mês para liberar a cirurgia e eles tem mais 1 mês para realizá-la. Ou seja, se dermos entrada no pedido de liberação em meados de junho, pode ser que em meados de julho ou, no máximo, em meados de agosto eu estou operando!!! Está chegando o grande dia e a ansiedade só aumenta!!!

Fui à UNIMED e dei entrada na papelada no dia 18/06. A atendente disse que a UNIMED tem 15 dias corridos para dar a resposta. 

No dia 28/06/2013 fui oficialmente liberada para a cirurgia pelo ortodontista. Ele colocou os ganchos e disse que só volto nele depois da cirurgia, quando o buco liberar o retorno ao tratamento! Tinha lido que os ganchos incomodavam bastante, mas não senti absolutamente nada! Só é horrível para limpar e passar fio dental! E assim que você acaba de comer tem que sair correndo para o banheiro para escovar os dentes porque fica mega sujo! Eca! Fora a estética:  se antes parecia cerca elétrica, agora então... só falta dar choque! rsrs


Os ganchos




Nenhum comentário:

Postar um comentário