terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Retirada do aparelho fixo!

       Olá a todos! Quanto tempo!

       E no dia 20/10/2014 (depois de 1 ano e quase 3 meses da cirurgia) eis que retiro o aparelho fixo!!! Vocês não sabem o tamanho da minha felicidade!!! Agora já posso passar o fio dental tranquilamente, a comida não fica agarrando no aparelho, fora a parte estética né... nossa, tudo de bom!!! rsrsrs

       Retirei tanto a parte superior, quanto a inferior no mesmo dia. O processo de retirada do aparelho demora um pouquinho e é cansativo. Principalmente, a parte da retirada da cola. Mas, nada de dor, só é chatinho mesmo. Depois da retirada total, o orto colocou um ferrinho (contenção fixa) na parte interna e inferior dos dentes e depois me ensinou como usar a parte móvel do aparelho na arcada superior.

       Meu móvel é parecido com esses e a contenção fixa da arcada inferior que me referi é tipo essa da foto - e é para ser usada para o resto da vida: 



Contenção fixa


      O orto deu algumas instruções sobre como usar o aparelho móvel como: usar 25 horas por dia! rsrs Só retirar para se alimentar ou quando for beber algo quente. Além de dicas para cuidados e higienização do aparelho. Agora, vou contar para vocês: estou falando igual o Pato Donald e Cebolinha juntos! Que coisa difícil de se acostumar! Pronunciar palavras com "m", "n", "s", "p", "f" e outras letras é quase impossível! Mas, o orto disse que é questão de costume. Tomara! rs

       Ah! Ganhei esse estojo para guardar o aparelho móvel quando for necessário tirá-lo. Meu orto falou mil vezes para eu JAMAIS guardar o aparelho num guardanapo, então, vivo com esse estojo colado comigo. 


Estojo para armazenar o aparelho móvel


       Assim que saí do orto, já entrei em contato com o HUPE para marcar consulta de avaliação para gengivoplastia! Assim que tiver novidades, volto para contar! 

       Fiz uma montagem sem o aparelho fixo! Não reparem muito porque as fotos não estão com uma boa resolução, mas dá para vocês terem uma ideia de como estou.

1 ano e 3 meses de PO
Usando aparelho móvel

       Há! Lembram que eu estava com uma área rosada no rosto e achava que tinha relação com o pós da cirurgia? Então, o diagnóstico é de rosácea e não tem nada a ver com a cirurgia. Já iniciei tratamento dermatológico, porém, não tem cura - somente ameniza a vermelhidão da pele. Para saberem mais sobre rosácea: http://drauziovarella.com.br/letras/r/rosacea/ e vários outros sites.

       Depois da consulta no HUPE retorno para contar as novidades sobre a gengivoplastia! ;)

6 comentários:

  1. Olá boa noite!
    Seu blog é mto shoow ... tenho 10 dias hj de P.O e sintouma dificuldade mto grande pra engolir e o falar é mto ruim tbm tem hrs que choro e fico depre achando que isso nunca vai acabar mais logo minha mãe me dá forças tem sido bem complicado mais enfim tenho buscado forças pra seguir. Mto bom poder ter seu blog como consolo de que realmente dá pra sobreviver ao P.O ... Obrigada pela força que vc dá sem ao menos saber bjs e mta força pra nós :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Nossa, fico tão feliz em poder ajudar com a minha experiência outros ortognáticos! Obrigada pelo comentário, viu?!
      Também tive dificuldades para engolir e meu PO não foi fácil. Mas, nada que o tempo, a paciência e o carinho de mãe não ajudem!!!! rsrs Fica tranquila, logo logo esse tormento passa e você estará mega feliz com seu resultado! ;)
      Força!!! Qualquer coisa, é só escrever! ;)
      Grande beijo e bom PO!

      Excluir
    2. Aaaah que bom que respondeu *-* aproveitando a emenda deixa eu te perguntar! Quanto tempo demorou pros seus pontos cairem e em quantl tempo vc voltou a comer normal???? Isso me agonia demais não vejo a hr de comer :'(

      Excluir
    3. Hummm lembro que a linha usada foi aquela reabsorvível. Então, alguns pontos caíram, outros o buco retirou e outros foram reabsorvidos mesmo. Agora, não sei te precisar quando foi...
      O buco me liberou para comer (quase) tudo quando eu tinha uns 3 meses, mais ou menos. Podia comer de tudo, menos coisas mto duras como torresmos! rsrs Mas, isso foi uma progressão, sabe? Primeiro dieta líquida, depois a pastosa, depois podia comer coisas macias e assim foi progredindo até comer normalmente.
      Essa restrição da comida é bem chatinha mesmo. Lembro que já estava enjoada de comer/beber as mesmas coisas... mas, paciência. Daqui a pouco passa! ;)

      Excluir
  2. Depois do seu blog resolvi fazer minha cirurgia... morro de medo! mas, sei que mesmo que demore.. o resultado será bom! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal!!! Poxa, muito obrigada por vir aqui me contar isso! Fico feliz em perceber que ajudei, de alguma forma, a vc encarar esse medo. Porque o medo, nesse caso, é até bom, nos faz ter mais cautela e, com isso, nos faz pesquisar mais sobre o assunto. E aí, quando já informados, é só encarar o medo e seguir em frente!
      Que vc tenha um pré, durante e pós cirúrgico tranquilo e que fique bem feliz com o resultado! ;)
      Abraços

      Excluir