sábado, 9 de agosto de 2014

O tão esperado 1 ano!!!

       E no dia 24/07/2014 completei 1 ano de cirurgia ortognática!

       A caminhada é longa, as vezes desanimadora, mas vale a pena! Hoje, quando vejo meu antes e depois, fica nítida a deformidade que eu possuía e o benefício estético que ganhei. Fora, os principais ganhos funcionais: respiração pelo nariz e o fim das dores de cabeça constantes.

       Ainda não posso dizer que estou com o resultado definitivo, pois continuo com o aparelho e, depois que retirá-lo, ainda encaro a gengivoplastia. Como já escrevi em posts anteriores, farei a gengivoplastia como finalização da ortognática; porque meus dentes aparentam ser pequenos; e porque minha gengiva cresceu demais em determinados lugares (e isso aconteceu por falta de higienização correta, confesso). Então, por conta disso, ainda não estou totalmente satisfeita com o resultado, já que quando rio espontaneamente, parte da gengiva ainda aparece da forma que eu não gosto. Mas, acredito que com a gengivoplastia isso se resolva, pelo menos, é o que o meu buco diz. 

       Com relação a retirada do aparelho, a previsão que era de julho já passou para outubro/novembro - isso porque meu canino está demorando muito para movimentar e fechar o espaço. Então, haja paciência! 

       Montagem especial de 1 ano, com as mudanças mais nítidas durante os meses que passaram: 


       Como podem perceber, de 6 meses em diante, as mudanças são muito sutis! Fica mais perceptível para gente mesmo, como: as linhas do rosto que ganham um contorno melhor e a questão da sensibilidade/parestesia. Dizem que as mudanças ainda continuarão acontecendo, vamos ver... 

       Fiz uma outra montagem, também, com algumas consequências não muito boas que permaneci ou fiquei até o momento:


        A foto 1 é a região onde, até hoje, continuam nascendo espinhas! Estou fazendo tratamento dermatológico, mas o resultado demora mesmo para aparecer. Apesar da melhora significativa, as espinhas ainda continuam sendo um problema para mim. 

       O destaque da foto 2 é onde permaneço com a região rosada/avermelhada. No início, achei que era por conta das compressas de água quente que acabaram queimado a pele. Mas, como continuam até hoje, 1 ano depois, descartei essa hipótese. Na próxima consulta com o dermatologista, falarei sobre elas. Dei uma pesquisada na internet e estou com medo de ser "rosácea". Rezando para que esta hipótese também esteja errada.

       Na foto 3, a seta indica onde tenho a famosa parestesia. Neste lugar, não sinto absolutamente nada. Porém, o restante do queixo, lábio inferior e partes da gengiva sinto certa sensibilidade. Digo certa sensibilidade porque não é como antes, é diferente, algo que não sei explicar em palavras.

       A seta da foto 4 é para indicar a linha média desviada. Não dá para perceber muito bem, mas mesmo com o tratamento ortodôntico, a linha média não ficou (e nem ficará) alinhada. O buco falou que se for algo que me incomode muito, posso refazer a cirurgia. Mas, NEM PENSAR em operar de novo só por conta da linha média torta. Se até o Tom Cruise tem, por que não posso ter também?! rs

       E, por último, as setas da foto 5 indicam o nariz e o lábio inferior tortos. Já tinha esses "defeitos" antes, mas não conseguia perceber devido a assimetria do rosto. Após a cirurgia e com a simetria do rosto, tais defeitos ficaram mais nítidos. Mas, nada que me incomode ao ponto de encarar uma nova cirurgia ou uma rinoplastia! 

       Então, apesar dessas descrições que fiz acima, preciso deixar claro que NÃO ME ARREPENDO de ter passado pela ortognática - visto que esses pontos não me incomodam muito e tenho clareza dos benefícios que a ortognática me trouxe. Ou seja, entre os prós e contras, os prós ganham disparados!!! 

       Quero aproveitar e agradecer a todos os profissionais que estiveram (e/ou estão) envolvidos com a minha cirurgia e/ou PO. Todos excelentes e competentes profissionais, além de terem muita paciência com essa paciente aqui! rsrs Então, meu muuuuuuuito obrigada a todos vocês: Dr. Alan Schmitt; Dr. Rodrigo Alvitos; Dr. José Renato Brandão; Dr. Hugo Leonardo; Dr. Hayann Smail; Dra. Priscila Abreu; Dra. Raquel Affonso; e Dr. Alberto Pires.
       Agradeço, também, a todos os meus amigos e familiares que me apoiaram incondicionalmente, mesmo não entendendo e não concordando muito com a cirurgia... rs Obrigada a todos!!!   
       E faço um agradecimento especial a Deus, por colocar na minha vida pessoas tão especiais! Obrigada Senhor, por tudo!    

       Por enquanto, é isso! Agora é contagem regressiva para retirada do aparelho ortodôntico e a gengivoplastia! Paciência e força para todos nós ortognáticos! ;)       


22 comentários:

  1. Oi Tati é Dayana,já fiz algumas perguntas a vc alguns meses atrás.vc continua otima
    eu acabei de fazer 6 meses,muita coisa melhorou,mas o inchaço abaixo do nariz q ainda continua me incomodando e deixando meu nariz q alargou um pouco mais nítido.aff
    esse inchaço vc sentiu q era o osso q não estava posicionado no lugar certo ainda ou era seu lábio superior q estava inchado e fazia volume?
    Nossa como temos q ter paciência não é colega,rsrs
    bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day! Td bom?! Obrigada por acompanhar o blog!
      Meu nariz tb mudou, não chegou a alargar muito, mas mudou também. Quando mexemos na mandíbula é difícil não ter qualquer mudança no nariz.
      Esse "volume" que vc descreve, entre o nariz e o lábio inferior, no meu caso, era inchaço mesmo. Hoje, não sinto mais essa parte elevada. Lembro que na época, meu buco falou que eu podia ter essa sensação até por conta do próprio aparelho, que as vezes nos dá uma certa impressão de que a mandíbula está mais p frente. Então, o melhor mesmo é você conversar com o buco p ver o que ele diz sobre isso. Eu perturbava meu buco direto com as minhas dúvidas! rsrs Até pq eles sabem o quanto ficamos angustiadas com as dificuldades que enfrentamos ao longo do PO, então, eles já estão mais que acostumados a nos responder. rsrs
      E sim, temos que ter MUITA paciência mesmo!!! Como li em algum lugar, essa cirurgia devia ser renomeada para Cirurgia da Paciência! rsrsrs
      Bjs e bom PO p vc! E, no que eu puder ajudar, é só falar! ;)

      Excluir
  2. Ola voce começou a comer normal com quanto tempo?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.

    Estou com 38 dias de pos operatório, com quanto tempo você conseguiu parar de ficar babando?
    E seu rosto demorou muito para desinchar?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Olá!
      Desculpa "Anônimo"! Meu computador estava com problemas... mas, agora, tudo certo e estou de volta!
      O buco me liberou para comer (quase) tudo no 3º mês. Só não podia exagerar, como me aventurar no pé-de-moleque e torresmo! rsrs Fora isso, alimentação normal.
      Quando estava com 38 dias ainda me sentia inchada, é normal... depois do 3º mês parecia que a redução do inchaço tinha dado uma estagnada, mas é que o processo é lento mesmo. Eu só fui perceber que quase não tinha inchaço depois do 6º mês. Mas, não se assuste. Depois do meu 2º mês as pessoas já não percebiam tanto inchaço, só eu mesma que percebia/sentia.
      Sobre a salivação, é um exercício poder controlá-la novamente. Vai fazendo movimentos de deglutição, engolindo a saliva a todo momento, mesmo não tendo muita noção se está salivando ou não. Com o tempo, você vai aprendendo como controlar isso e voltar ao normal. ;)
      Mas, como sempre escrevo por aqui... é preciso paciência "Anônimo"! Muita paciência. Com o tempo, tudo vai se ajeitando e voltando ao normal.
      Bom PO e, qualquer coisa, pode escrever!!!! Grande beijo.

      Excluir
  5. Assim obrigado.
    Ja estou com 47 dias e o que ainda esta um pouco inchado e so o lado direito mais coisa pouca. E o queixo esta pouco dormente o seu ficou assim?
    Sera si com uns dois meses de PO, ja pode sair para umas festinhas? rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Lembro que meu lado direito ficou mais inchaço que o esquerdo também... é normal.
      Quanto a dormência, eu sentia em várias partes, como: queixo, lábio e partes do rosto. Dizem que é a tal da parestesia dando tchau, então, é um bom sinal! ;)
      Se não tiver nenhuma restrição do seu médico, não precisa esperar fazer 2 meses p sair não! Já dá p dar umas voltinhas e se distrair! rs Se não me engano, voltei a trabalhar com 45 dias de PO. Se dá p trabalhar, que dirá p ir na festinha né?! rsrs Até porque, você precisa desfilar seu novo rosto por aí!!! ;)

      Excluir
  6. Desculpa estar te incomodando
    Mais uma coisa eles fizeram algum corte externo? Se sim oque você passou para cicatrização?
    E no seu da boca vc usou um aparelho de acrílico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem que se desculpar não! Não está incomodando em nada... quando eu tinha dúvidas, também perguntava a outros ortognáticos! Essa troca é ótima! ;)
      Não tive nenhum corte externo não. Foi tudo interno mesmo...
      E meu aparelho ortodôntico é aquele metálico, o famoso "sorriso metálico" rs

      Excluir
  7. Ola Tati
    O seu rosto do lado direito demorou quanto tempo para desinchar?
    E você não usou nada no ceu da boca depois da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, vou dizer que, até hoje, sinto meu lado direito diferente do esquerdo. Antes, eu achava que era inchaço, hoje percebo que é a diferença normal que toda pessoa tem, afinal, não somos totalmente simétricos.
      Então, não sei te precisar quanto tempo demorou p desinchar o lado direito. Posso dizer que até uns 6 meses ainda tinha um certo inchaço, dps acho que não... e se tiver é praticamente imperceptível.
      Não usei nada no céu da boca não. Mas, também, não fiz aquela cirurgia de expansão de maxila não. "Só" fiz impactação de maxila, mandíbula e mento mesmo.

      Excluir
  8. Olá boa tarde!
    Minha Orto me deu duas opções, tirar dois dentes, ou a cirurgia pois a borrachinha não deu resultados satisfatórios. Ela falou pra eu pensar, antes de fazer a cirurgia vocês procuraram opinião de outro Orto, ou já foram fazendo a cirurgia? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, boa noite!
      Então, se o seu caso for cirúrgico mesmo, apenas o tratamento ortodôntico não te dará um resultado satisfatório. Sugiro que você procure um Bucomaxilo para fazer uma avaliação do seu caso. E, se tiver que fazer a cirurgia, sugiro, também, que faça o tratamento ortodôntico com um profissional que já tenha experiência em preparo para a ortognática. Isso faz toda diferença.
      Peça indicações, tanto do buco, quanto do orto, para pessoas que já fizeram esse tipo de cirurgia (isso é muito importante! E te deixará mais segura quanto a opinião desses profissionais sobre seu caso).
      Se vc for aqui do RJ, posso te indicar alguns profissionais! ;)
      Boa sorte e sinta-se a vontade para escrever quando quiser!
      Abraços.

      Excluir
  9. Oi Taty bom dia por favor me chama no whatsapp tenho muitas dúvidas não tem como nem escrever rsrsrsrs 13988497703 Adriano eu já fiz a cirurgia Ortgnatica classe 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, boa noite! Estou sem whatsapp, no momento. Mas, pode escrever aos poucos que a gente vai trocando experiência e sanando as dúvidas, na medida do possível! rs
      Abraços!

      Excluir
  10. Olá , estou no oitavo dia de pós , eu era classe 3 , mandibula era pra frente , vc demorou pra começar a sentir seu lábio inferior e queixo ? Eu não sinto nada no meu lábio inferior e queixo , e isso me deixa muito deprimido , sei q está MT cedo , mas fico com medo q nao volte , sinto Choques nos lábios ,é uma leve formigacao no queixo , e eu fico muito deprimido por causa disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DarkPaulo less!
      Oito dias é muito pouco tempo p você voltar a sentir os lábios mesmo! Fica tranquilo! Os choques e formigamentos são bons sinais de que você pode recuperar a sensibilidade. Você vai precisar de um pouco de paciência e força mesmo, não tem jeito. Não fique triste por conta disso! Espere o tempo passar p você começar a ver e sentir os bons resultados!
      Bom PO p você e fique a vontade p escrever quando quiser! Força aí!
      Abraços,

      Excluir
  11. Oi Tati, bom dia. Achei seu blog e ele é muito esclarecedor. Você teria como passar indicações de buco e ortodontista? Sou do RJ tbm. Aguardo sua resposta. Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Obrigada pelo carinho e por ter acompanhado o blog!
      Fiz minha cirurgia pelo HUPE (Hospital Universitário Pedro Ernesto). Na época em que eu pesquisei sobre a cirurgia, vi que lá era uma unidade de referência.
      O atendimento lá, se não mudou, é de terça a sexta pela manhã, por ordem de chegada. Não precisa levar encaminhamento, mas, seria bom já ter em mãos um RX Panorâmico.
      Super recomendo, os bucos e os residentes são super atenciosos e profissionais.
      Já meu orto, parece que deixou de atender no RJ e está em MG. Mas, pesquisa lá nos grupos do Facebook indicações de orto, tem mtas indicações boas tb...
      Boa sorte na caminhada e fique a vontade p escrever quando quiser! Abços.

      Excluir
  12. Oiii, Tati, tudo bem?

    Gostaria de saber quanto tempo conseguiu fechar a boca, porque estou com 20 dias de curuciru realizada classe 2 e não consigo fechá-la até agora isto está me preocupando muito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa tarde!
      Vc diz fechar a boca ou selar os lábios? Porque fechar a boca, eu já sai da cirurgia com elásticos nos dentes e, consequentemente, com a boca fechada.
      Agora, selar os lábios, no meu caso, já demorou... se não me engano, só depois do 2º mês que consegui selar os lábios normalmente. Mas, isso varia muito de pessoa p pessoa, então, o ideal é vc conversar com seu buco p ver como está seu PO.
      Bom PO p vc! ;)

      Excluir