sábado, 14 de março de 2015

Placas, parafusos e uma ressonância magnética

       Será que com as placas e parafusos que tenho posso fazer uma ressonância magnética (RNM) numa boa?
   
       Essa dúvida apareceu, pois precisava fazer uma RNM de coluna lombar e, quando fui marcar o exame, a atendente perguntou: tem algum material de metal pelo corpo? Relatei sobre as placas e parafusos e ela questionou qual seria o material das mesmas. E eu não lembrava... e aí, ela me explicou que, dependendo do material, a RNM é contra indicada, pois a máquina de ressonância magnética possui um campo magnético que atrai metais ferrosos ou que contenham ferro, podendo causar lesões graves. Mesmo na ausência de lesões, os metais podem distorcer a imagem, o que torna difícil fazer a leitura. Porém, os médicos e especialistas em segurança liberaram alguns metais que podem ser usados durante estes exames. Por isso a importância de saber o material.

       Entrei em contato com o Dr. Alan e o Dr. Hugo e ambos falaram que o material das placas e parafusos são de titânio e que eu poderia fazer a RNM sem problemas. Passei a informação para a atendente que marcou meu exame e a mesma confirmou que eu poderia me submeter a RNM, tanto pelo material, quanto pelo tempo que já tenho de PO. Parece que as placas quando recém-implantadas não são liberadas para o exame de RNM.

       Pesquisando na internet, também encontrei sites confirmando a indicação da RNM para metais de titânio, sendo necessário informar, também, no ato do exame, a existência das mesmas no corpo:

       "Titânio: Cirurgiões ortopédicos favorecem os implantes de titânio por causa da força e compatibilidade com os tecidos do corpo humano e, por causa das propriedades não magnéticas, ele também é compatível com o uso de ressonância magnética. Próteses, parafusos cirúrgicos, placas ósseas e marcapassos são todos feitos de titânio. Além disso, médicos costumam utilizar ferramentas cirúrgicas fabricadas com esse metal em salas de ressonância magnética."

       Enfim, como essa pode ser uma dúvida para outros ortognáticos, venho aqui compartilhar com vocês mais essa experiência. Ainda farei a RNM e depois volto para contar mais detalhes.

       Ainda não tinha exposto, aqui no blog, minhas plaquinhas e parafusos! rsrs Não sei precisar a data, mas essa imagem foi feita foi logo depois da cirurgia para ver se estava "tudo no lugar" rsrs 

Placas e parafusos
 
       Ah! Já me perguntaram, também, se quando vou à agências bancárias o alarme dispara por conta das placas e parafusos. E eu digo que não, o alarme não dispara por isso. Agora até entendi o motivo: porque as placas de titânio não são magnetizadas, além de serem muito pequenas para serem acionadas pelo detector de metal. ;)

40 comentários:

  1. Oi, Tati! Tudo bem? Tenho dúvidas... Quando tu toca a tua mandíbula, tu sente as placas e parafusos? E doem ao tocá-las ou apertá-las? Quero muito fazer a cirurgia, mas tenho medo de que tudo dê errado e eu me arrependa pra sempre. Porque o rosto é a coisa mais importante pra nossa autoestima, né?! Agradeço desde já! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Em alguns lugares do meu rosto, sinto os parafusos sim, mas não doem nada. Só no queixo que tenho um dor beeemmmm leve ao tocar, mas nada que me incomode ou atrapalhe em algo.
      A cirurgia é complexa e, de fato, dá um medo, principalmente, por ser no rosto. E, como toda cirurgia, tem seus riscos. Mas, sugiro que você procure referências dos profissionais que vão te acompanhar, que pesquise muito sobre a cirurgia e converse com outros ortognáticos. Aos poucos, você vai perdendo esse medo e os médicos te passarão confiança tb. São pouquíssimos os casos em que algo dá errado e a pessoa fica insatisfeita.
      O caminho pode ser longo e as vezes cansativo, vai requerer de você força e muita paciência, mas os resultados estético e funcional compensam.
      Boa sorte na caminhada! ;)
      Bjs

      Excluir
  2. Olá Tati! Parabéns pelo post. Tenho uma ressonância agendada e fiz a cirurgia ortognatica 10 anos atrás. Estou com o mesmo receio e muito apreensiva. Você fez a RNM? Era RNM cerebral? Me conte sua experiência. Muito obrigada!!! Bjin .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!

      Respondi seu e-mail, mas vou escrever por aqui também, já que pode ser a dúvida de outras pessoas.

      Fiz a minha RNM e não tive restrições ou qualquer problema durante ou após o exame. Mesmo sendo em regiões diferentes (a minha foi na coluna), acredito que se tivesse alguma restrição, meu buco teria alertado. Mas, se ainda der tempo e você achar necessário, contacte seu buco (ou peça avaliação de outro) p vc ficar mais segura e tranquila no exame! ;)

      Boa sorte e, qualquer coisa, é só escrever novamente!Depois, se der, nos conte como foi no exame!

      Bjs,

      Excluir
  3. Olá Tati na sua ressonância você precisou usar o contraste?? Também irei fazer uma ortognatica e tudo me preocupa. A ressonância bem nervosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseane!
      Não precisei do contraste não. Mas, a minha RNM foi na coluna. Uma outra leitora do blog me escreveu e informou que a dela seria na cabeça e o buco acabou não autorizando. Então, é sempre bom tirar essas dúvidas com o seu buco.
      Fica tranquila, é só você se informar bastante sobre a cirurgia, tirar suas dúvidas, conversar e ter confiança no seu buco que tudo vai correr bem! Tanto no pré, durante e pós ortognática! ;)
      Qualquer outra dúvida que puder ajudar, pode escrever novamente!
      Abraços.

      Excluir
  4. Eu fiz uma cirurgia na coluna inteira quando tinha 14 anos. Ano passado (com 27 anos) fiz uma ressonância pq minha lombar estava dolorida, mas nem me toquei que poderia ter uma reação horrível dentro daquele tubo! rsrsrs Enfim, não aconteceu nada, mas estava assistindo House e uma mulher teve queimaduras de terceiro grau quando fez uma ressonância com apenas dois pinos pequenos no braço, então fui pesquisar na internet pq isso tbm não aconteceu comigo. Achei incrível! E eu trabalho em um banco e a porta jamais apitou por causa dos meus pinos hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é um caso mesmo! Por isso é importante consultarmos um médico para receber as orientações certinhas!
      E que bom que não aconteceu nada com a gente dentro daquele tubo... rsrs

      Excluir
    2. Mundo da Lidi, você assistiu num seriado que a mulher teve queimadura ou foi um fato real que você soube? Porque eu tenho pino e tenho que fazer e li seu comentário e fiquei apreensiva.

      Excluir
    3. Oi Kézia, tenta conversar com seu médico e tira essa sua dúvida. Cada caso é um caso, então, o melhor é ouvir a opinião de um especialista mesmo. Assim, vc faz seu exame tranquila, sem receios. ;)

      Excluir
  5. Meu primo fez uma RM de coluna lombar em máquina aberta. Ele me pediu que permanecesse com ele durante o exame. Eu calçava um par de sandáliaa com 3 pequenas fivelas de metal. Isso pode influenciar no exame? Achei estranho q a atendente tenha me pedido para retirar a jaqueta por causa dos botões de metal, e permitido as sandálias com as fivelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acredito que não deva influenciar no resultado do exame do seu primo não... mas, o ideal é sempre tirar essas dúvidas, na hora, com o técnico ou o médico que esteja presente. Boa sorte!

      Excluir
  6. Tati, muito obrigada por esse post.
    Preciso fazer uma ressonância magnética e uma cirurgia e tinha essa dúvida.
    Valeu mesmo!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!
      Essa foi uma experiência minha, mas, recomendo que você tire suas dúvidas com seu médico. Uma outra pessoa já escreveu aqui no blog que o médico dela não autorizou ela fazer o exame de RNM. Então, varia de caso para caso mesmo!
      Bons exames e excelente cirurgia p vc! ;)
      Bjs

      Excluir
  7. Oi Tati, faz dois meses que fiz cirurgia ortognática, e qnd o tempo está um pouco mais quente, ou qnd estou com um pouco mais de calor meu rosto tem ficado vermelho, mas só nas partes que tem placa, isso aconteceu com você? Se sim, ainda acontece ou melhora com o tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Não sei se foi coincidência ou não, mas, após a cirurgia ortognática, meu organismo desenvolveu o que chamam de Rosácea*. Partes do meu rosto (testa, queixo e maças do rosto) ficam rosados/vermelhos quase que o tempo todo. Em dias mais quentes, a vermelhidão fica mais aparente.
      Mas, isso, foi o meu caso, a minha experiência. Então, sugiro que vc procure um dermatologista - só um médico que poderá avaliar seu caso e passar o real diagnóstico.
      Bom PO e fique a vontade para escrever quando quiser! ;)

      *Rosácea: "A rosácea é uma doença inflamatória da pele, crônica, sem cura e que afeta predominantemente os adultos (as mulheres são mais acometidas, porém é nos homens que a doença costuma ser mais grave. A rosácea provoca vermelhidão no rosto e pode produzir pequenas pústulas, semelhantes à acne, daí também ser chamada por alguns de acne rosácea.
      Não há dados estatísticos sobre a doença no Brasil, mas ela acomete, preferencialmente, pessoas de pele bem clara, daquelas que não costumam ficar bronzeadas nunca, mesmo se expostas ao sol.
      Os mecanismos fisiopatológicos que levam ao desenvolvimento da rosácea ainda não estão totalmente esclarecidos. Sabe-se que a doença surge por uma combinação de vários fatores, entre eles, anormalidades no sistema imunológico, reações inflamatórias a microrganismos da pele, lesões por raios ultravioleta e disfunção dos vasos sanguíneos.
      Embora não haja cura para a rosácea, o tratamento pode aliviar bastante os sinais e sintomas. Na maioria das vezes, uma combinação de tratamentos com remédios e mudanças de estilo de vida são necessários para o controle da doença."

      Excluir
  8. Oi Tati muito obrigada por voce colocar essas informacoes estou para realizar uma RNM e tenho cirurgia lombar com 4 parafusos e tambem nao sei se e de titanio mas sempre passei pelas portas de bancos e nunca teve nada recentemente passei pelo detector de metal e nada aconteceu sera entao que meus pinos sao de titanio? Tambem estou tentando descobrir com meu medico bjs obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris!
      O ideal é descobrir com seu médico mesmo. Normalmente, são de titânio, mas, melhor não arriscar e ter a certeza com seu médico!
      Boa sorte! ;)
      Bjs

      Excluir
  9. olá Tati
    Estou com serio problema. Tenho 69 anos, preciso fazer uma ressonancia e tenho titanio na servical. Não consigo fazer acordado somente sedado.... Meu prontuario que indicava o titanio na minha cirurgia foi levado junto ao roubo de meu carro. Fiz a cirurgia em 2007 no seu texto vc. fala "quanto pelo tempo que já tenho de PO. Parece que as placas quando recém-implantadas não são liberadas para o exame de RNM" PERGUNTA qual seria esse tempo. abs. Valberto - meul email:v.vilor@creci.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valberto,
      Acredito que cada caso seja um caso... o ideal é vc procurar um médico e contar seu caso p ele avaliar se vc pode fazer essa RNM ou não. Desculpa não poder te ajudar e na demora em te responder! Boa sorte aí com os exames! Abraços

      Excluir
  10. Me chamo Wellington sofri um assalto levei uns tiros dois deles foram na minha perna esquerda onde quebrou meu femum aí foi colocado uma arte no femum depois da cirurgia apareceu um problema no meu joelho gostaria de saber se eu posso fazer uma ressonância magnética mesmo com a arte no femum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington!
      O ideal é você conversar com seu médico e o radiologista p eles avaliarem se você pode ou não fazer o exame. Boa sorte aí! Abraços,

      Excluir
  11. Tenho um parafuso no platôs tibial, quis fazer a ressonância, mas a clinica recusou e pediu que falasse com o medico para ele me dar uma declaração de que o material é de titânio/cobalto, mas imbromou e não fez o documento. Acho que vai ser o jeito retirar o parafuso para eu realizar o exame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, boa sorte aí!!! Que você consiga saber o material do parafuso sem precisar retirá-lo!

      Excluir
  12. Boa tarde qr tinha uma dúvida eu fiz uma cirurgia decoluna lonba com placas e parafusos e agora estou precisando de fazer uma ressonância magnética será que eu posso pois eu com muito medo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acredito que cada caso seja um caso... o ideal é vc procurar um médico e contar seu caso p ele avaliar se vc pode fazer essa RNM ou não. Desculpa não poder te ajudar e na demora em te responder! Boa sorte aí com os exames! Abraços

      Excluir
  13. Tenho 3 pinos no pé, tendão de Aquiles, tenho que fazer uma ressonância magnética, tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acredito que cada caso seja um caso... o ideal é vc procurar um médico e contar seu caso p ele avaliar se vc pode fazer essa RNM ou não. Desculpa não poder te ajudar e na demora em te responder! Boa sorte aí com os exames! Abraços

      Excluir
  14. boa tarde. meu cunhado precisa fazer ressonancia magnetica cabeça mas tem platina no corpo e medicos desaconselharam fazer por esse motivo. o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Só os médicos que possuem essa capacidade de avaliar se seu cunhado pode ou não realizar a ressonância. Procure mais de uma opinião, vá em médicos com boas referências e siga as recomendações deles. Boa sorte!

      Excluir
  15. Eu nunca me liguei em perguntar sobre qual material q usaram na minha cirúrgica, tive múltiplas fraturas no meu rosto, quebrei quase todos os ossos do meu lado esquerdo do rosto, tenho tela placas e parafusos. Adorei o post

    ResponderExcluir
  16. Tati fiz cirurgia da coluna lombar aos 69 anos Em tda loja e aeroporto apitava tudo. Paguei pra ser titânio Hoje aos 72 anos talvez tenha q fazer outra cirurgia devido a uma queda mto feia. Mas é o de sempre nas clínicas atendentes dizem q n posso fazer. Alguns médicos me proíbem e agora um novo cirurgião me deu até Autorização pra fazer. Só q a clinica q faz e dele. Como fica meu medo n tenho coragem de fazer. Vou morrer só de medo. Tô pensando em
    Ligar p o cirurgião q me operou em SP mas como ter essa certeza. Meu Deus tá difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusinha, desejo força, fé e luz p vc decidir o melhor!!! Conversa com seus familiares, com médicos de confiança e boa sorte na sua escolha! ;)

      Excluir
  17. Boa noite!
    Sofri um acidente de moto e tive uma fratura exposta no fêmur direito, nos dois antebraços. O ortopedista colocou placas DCP com parafusos. A ninha dúvida é: posso fazer uma ressonância magnética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O ideal é você conversar com seu médico e/ou radiologista p eles avaliarem se você pode ou não fazer o exame. Boa sorte aí! Abraços,

      Excluir
  18. Eu sou Maria vivo no Açores e vou ter que ir à Lisboa para fazer uma ressonância magnética coluna cervical,dorsal e lombar,acontece que em Agosto passado fraturei o fêmur,fiz uma uma cirurgia e puseram uma cavilha e parafusos será que vou poder fazer a ressonância magnética?obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  19. Meu filho fez um fechamento de canal arterial a 8 anos atrás, ele pode fazer ressonância magnética?

    ResponderExcluir
  20. Olá tenho placa de titânio nos dois braços , desde 2011 após quebrar em um acidente , e fis uma ressonância magnética , em 2013 agora tenho que fazer outra na lombar tem algum problema? E de titânio,a o material quef,eles n perguntaram qual o material , e esolaram os braços ocorreu tudo bem

    ResponderExcluir
  21. Bom dia,
    Gostaria de receber artigo referente a ressonância magnética em parafusos e placas fabricado em titânio

    ResponderExcluir
  22. Queria saber tenho placa e pinos no meu braço isso facilita tomar vários choques eletricos

    ResponderExcluir