A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo o reposicionamento dos maxilares (maxila e mandíbula) e é indicada para aqueles pacientes que possuem problemas na mordida, na arcada dentária ou no posicionamento incorreto dos maxilares.
Quando os maxilares estão mal posicionados, podem ocorrem problemas estéticos e de funcionalidade (dificuldades de mastigação, mordida, deglutição, respiração, problemas na fala, etc.) capazes de influenciar não só na aparência e no bem-estar do paciente, mas a sua saúde como um todo.
As desproporções dos maxilares podem ser causadas por diversos fatores, como: distúrbios de crescimento, acidentes que comprometem a face, problemas musculares ou hormonais, síndromes e anomalias específicas ou também ter origem genética.
Nas minhas pesquisas pela internet, descobri que essas desproporções afetam até a postura daqueles que tem esse tipo de problema. Vejam:
Sou classe II, possuo essa reclusão da mandíbula inferior e minha postura é assim mesmo. Incrível como essa deformidade afeta todo nosso corpo.
Outra coisa que me deixou impressionada durante minhas pesquisas, foi o antes e depois das pessoas que operaram. Alguns resultados são impressionantes! Só vi algumas poucas pessoas que ficaram insatisfeitas com o resultado, a grande maioria teve um ganho estético e funcional enorme.
1- Correção de sorriso gengival através de corte maxilar;
2- Correção de classe II com corte e protusão mandibular;
3- Correção de mordida aberta com corte maxilar;
4- Correção de classe III através de corte maxilar;
5- Correção de classe III através de corte mandibular;
6- Correção de classe III através de corte maxilo-mandibular.