terça-feira, 22 de março de 2016

Ortognática e mergulho com cilindro

       Hoje quero contar um pouco da experiência que passei quando fui (tentar) fazer meu mergulho de batismo (que é aquele mergulho com cilindro para pessoas que não possuem o curso e certificado PADI/SSI/NAUI)

       Qualquer pessoa pode fazer o mergulho de batismo, desde que esteja com boas condições de saúde e preencha, com sinceridade, o questionário médico entregue quando você fecha o passeio na agência. 

       O objetivo do questionário é saber se existe alguma condição preexistente que pode afetar a nossa segurança durante o mergulho. Então, esse questionário médico possui diversas perguntas sobre seu histórico médico (passado e presente) e uma delas era se eu havia feito alguma cirurgia nos seios da face. E aí surgiu minha dúvida porque lembrei logo da ortognática! 

       Ao contar para o instrutor sobre a cirurgia, ele me perguntou o tempo que havia feito a cirurgia (falei mais de 2 anos) e se eu ainda estava com as placas e parafusos na face. Como respondi que sim, ele não autorizou meu mergulho e pediu que eu consultasse um médico e levasse um atestado, permitindo meu mergulho com segurança.

       Ao entrar em contato com o Professor Rodrigo Alvitos (professor responsável pela minha cirurgia no HUPE), ele disse que eu não teria impossibilidades da prática de mergulho e que eu poderia passar no HUPE para pegar o atestado. 

       Bem, não consegui fazer o mergulho de batismo naquele dia, mas, pelo menos, já sei que, em uma outra oportunidade, posso fazer o batismo sem medo e sem me colocar em risco. 

       Para não perder o costume, fotos mais atualizadas, que destacam um pouco o perfil. 




2012 (antes)
2015




2016





22 comentários:

  1. Oi Tatiana, fiz minha cirurgia em fevereiro de 2014, tambem era Classe II e fiz meu primeiro curso de mergulho em outubro, com uns 7 meses de cirurgia. Também tive a mesma duvida, principalmente em relação aos seios da face, mas posso te dizer que é super tranquilo. Sou mergulhadora avançada e nem penso mais nisso. Eu recomendo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasha!
      Obrigada por dar seu depoimento! Só me encorajou ainda mais! E fica de experiência para outros ortognáticos também! ;)

      Excluir
    2. Sou mergulhadora e trabalho com isso, fiz cirurgia ortognática faz 2 meses e dos meus medos era que eu não pudesse voltar a mergulhar, mesmo o médico dizendo o que eu poderia voltar a mergulhar normalmento sempre bate aquele medinho. Ainda não voltei a mergulhar pois faz pouco tempo de PO, mas só em saber que alguém que já fez ortognática já mergulhou e ocorreu tudo bem, fico mais tranquila.

      Excluir
    3. É excelente essa troca de experiências né?! Quando voltar a mergulhar, venha nos contar como foi!!!
      Bom PO, Gabi! ;)

      Excluir
  2. tati tem como vc entra em contato cmg ou me passar alguma maneira deu entra em contato com vc tenho mt duvidas !! queria cvs com alguem q ja fez

    ResponderExcluir
  3. Tati,
    Gostaria de convidá-la pra curtir a página do meu marido sobre mergulho. Tenho certeza de que vc vai gostar. http://www.perfectdiving.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Já curti a página dele no Facebook! ;)

      Excluir
  4. Olá Tati... faz 17 dias que operei... maxila, mandíbula e mento, classe II como você. O que está mais me incomodando é a sensação de boca presa e rosto de estátua. Não consigo mexer nada. É incomodo e dolorido. Vc sentia isso também? Melhorou depois de quanto tempo? Li todos os seus posts, mas não localizei isso. Pode me ajudar? Obrigada, Daiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane!
      Também tive essa sensação da boca presa e dos músculos da face rígidos. Na época, meu buco explicou que no nosso caso (ex classe 2) isso é bem comum pq a musculatura tem que ser esticada com o avanço da mandíbula e por conta dos outros procedimentos também. Então, até a musculatura da face começar a se adaptar e reconhecer o novo formato do rosto demora um pouco...
      Não lembro, exatamente, quanto tempo demorou, mas, no meu caso, foram meses. Vc está com pouquíssimo tempo de PO, é normal estar com os músculos da face rígidos ainda.
      Depois de uns 20 dias de PO, meu buco me encaminhou para fazer acompanhamento com a fonoaudióloga (o que me ajudou bastante!). Ela fazia massagens e exercícios que auxiliaram no relaxamento da musculatura do rosto (e na abertura da boca também). Então, conversa com seu buco sobre essa possibilidade ou tenta ver com ele dicas de massagens para ajudar no relaxamento muscular.
      Bom PO p vc! E, qualquer dúvida, fica a vontade para escrever ;)

      Excluir
    2. Oi Tati.
      Tudo bem ?
      Eu também fiz a cirurgia, eu era classe 3, operei tem 2 anos e queria saber de você se tu não senti dores no local das placas, inchaço ou até mesmo ao nadar você senti dor ? Eu sinto tudo isso e quando fui ao médico um ano atrás ele me disse que era normal e tipo tem piorado, e outras pessoas que conheço nunca relataram isso também, além da sensibilidade que perdi 85% do queixo e a super dificuldade para respirar..

      Excluir
    3. Olá!
      Não sinto dor onde ficaram as placas não... mas, conheço pessoas que tiveram que retirar algumas placas e parafusos, mesmo depois de um tempo de operadas, por conta de infecções. Pode ser seu caso ou não, por isso, acho importante você se consultar com seu buco ou outro de confiança. Até p esclarecer, também, se a sua dificuldade p respirar tem relação com a cirurgia ou não.
      Os casos variam muito de pessoa p pessoa, depende do organismo de cada um, dos procedimentos que fizeram. Então, cada um reage de uma forma... uns perdem a sensibilidade, outros não. Eu não perdi totalmente a sensibilidade nos lábios inferiores e mento, porém, ela não é mais a mesma que antes da cirurgia. Mas, isso não é nada que me incomode ou atrapalhe.
      Desejo boa sorte e melhoras das dores! E sinta-se a vontade p escrever quando quiser!
      Abraços

      Excluir
  5. Olá. . .Meu caso é idêntico ao seu e estou interessada na cirurgia,mas quando leio relatos do Pos cirúrgico me da uma dúvida enorme.
    Vc ficou linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rebeca, obrigada por ter acompanhado o blog e pelo carinho!

      Sempre escrevo o seguinte: o pós operatório é passageiro e o resultado (tanto estético, quanto funcional) é permanente! Pense nisso! ;)

      Entendo seu receio com o pós operatório e acho que todos nós ortognáticos temos ele. Então, deixo aqui uma sugestão: passe por uma avaliação com um bucomaxilo de confiança e com boas referências nesse tipo de cirurgia. Depois, pesquise bastante sobre a cirurgia e o PO. Converse e tire suas dúvidas com seu médico e com outros ortognáticos. Quanto mais informações vc tiver, menor será seu medo e maior será sua confiança em optar (ou não) pela cirurgia.

      Não tenha pressa, leve o tempo que achar necessário até se sentir segura o suficiente para decidir o melhor para vc. Boa sorte e boas pesquisas! :)

      Um abraço!

      Excluir
  6. Tati, li seu blog inteirinho e adorei. Muito obrigada pelos esclarecimentos, pela paciência, pela clareza, tudo. Estou na fase de preparação da cirurgia e estou me informando muito.
    Gostaria de saber em quanto tempo a sua boca voltou a fazer a abertura total e sem dificuldades. Estou preocupada em nunca mais conseguir abrir a boca por completo e isso me assusta. Em quando tempo vou poder abri-la por inteiro e fazer movimentos sem problemas?
    Gostaria de saber também se hoje, com anos de pós operatório, você ainda tem alguma sequela permanente (perda de sensibilidade em alguma região, dor, dificuldade de abertura, problemas com as placas, enfim).
    Desde já agradeço sua atenção e parabéns pelo trabalho que desenvolveu aqui. Nos ajuda demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pelo carinho!!! Fico tão feliz quando percebo que consegui ajudar outros ortognáticos, um pouquinho que seja, com minha experiência aqui no blog. E, que bom que gostou e foi útil p você!
      Quanto as suas dúvidas, vou dizer que minha abertura de boca não voltou completamente. Faço aqui a "minha culpa" porque não fazia, em casa, os exercícios indicados pela fono e pelo buco. Hoje, só consigo abrir três dedos (e o "normal" são quatro dedos), porém, isso não interfere em nada no meu cotidiano. Faço tudo normalmente, como era antes da cirurgia.
      Particularmente, eu demorei bastante para começar a abrir a boca porque meus músculos da face estavam muito rígidos no pós cirúrgico. Não lembro, ao certo, com quanto tempo minha abertura ficou como está hoje. Mas, aqui embaixo, a Renata contou um pouco como foi na experiência dela. Como a cirurgia dela está mais recente, ela consegue lembrar as datas melhor que eu... rs
      Sobre as "sequelas" posso dizer que: a minha linha média ficou um pouco desviada; meu rosto não ficou 100% simétrico (vou escrever melhor sobre isso num post que ainda vou publicar); e a sensibilidade nos lábios inferiores não é mais igual a que era antes da cirurgia, mas, tenho, sim, uma certa sensibilidade. Contudo, os ganhos que tive com a cirurgia compensam todas essas "sequelas": rosto mais harmônico; sorrir sem medo; dores de cabeça diminuíram absurdamente; não sinto dor alguma decorrente da cirurgia e nem tive problemas com a placas e parafusos (eles continuam aqui comigo, firmes e fortes! rs); ou seja, ganhei qualidade de vida e, por isso, não me arrependo de ter passado pela ortognática.
      Você está no caminho certo: pesquisando e tirando suas dúvidas antes da cirurgia. Isso vai te deixando mais confiante e te dá uma noção de como será ou poderá ser o seu PO.
      Fique a vontade para escrever quando quiser e boa sorte na caminhada!!!
      Abraços,

      Excluir
  7. Sou Renata e estou com 105 dias de pós operatório. O que posso dizer é que meu orto, o cirurgião, a fono e a acunpunturista são os mesmos da Tati.
    Graças ao blog tive muita informação e agradeço a Deus e à Tati pela atenção, dedicação e carinho que teve comigo !!!! Tati você é humana, gentil e eu só tenho a te agradecer por tudo !!!! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh Rê! Obrigada pelo carinho!!! Relatos como o seu, alegram meu dia e me fazem pensar em como o blog pode ajudar outros ortognáticos. Obrigada! Bjs!!!

      Excluir
  8. Ah sou eu Renata de novo, sou ex classe II e abaixo segue o que fiz no pós, tudo conforme indicação médica:

    Iniciei drenagem facial com uma semana de pós.
    Comecei a usar compressa morna com 10 dias de pós.
    Tomei Vitamina B1 (Benerva)e ainda tomo pois auxilia no retorno da sensibilidade.
    Conforme a dica da Tati, estou fazendo acunpuntura (iniciei com 3 meses de pós).
    Com 25 dias de pós iniciei a massagem intra oral (pus a luvinha descartavel e passava Hirudol e hidratante na parte externa da bochecha, colocava só o polegar dentro da boca e os demais dedos na parte externa da bochecha).
    e pra abertura da boca (ainda estou com 30 mm) tem que forçar levemente mesmo, um pouquinho todo dia. Comecei a forçar com 02 meses.

    Hoje por vezes, até esqueço que fiz a cirurgia, pois o pós foi muito tranquilo, o bom é que eu estava preparada para o pior. Passei fome só na primeira semana, depois tudo foi melhorando.

    Abraços !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente!!! Fique a vontade e escreva quando quiser!!! Bjs

      Excluir
  9. Olá Tati, muito esclarecedor seu blog! Fiz a ortognatica sou ex-classe II e estou com 1 mês de Pós. Pretendo no futuro fazer mergulho já fazia mergulho livre.. mas quero me aprimorar no esporte! Mas tenho medo por conta da ortognatica devido a pressão de baixo da água podendo causar algum dano as placas como estourar, soltar ou danificar!! Você tem alguma dica, sabe se realmente é seguro?? Cheguei a tocar no assunto com meu buco e ele disse que não há problema.. mas queria saber como foi sua experiência porque uma coisa é mergulhar em baixo nível de profundidade e outra é mergulhar metros de profundidade, dá um certo medo em arriscar a segurança e a saúde tbm!!NÃO quero passar pela cirurgia novamente!! Oque acha em relação a isso?? Obrigada Tati!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por acompanhar o blog e pelo carinho!
      Então, meu buco também disse que eu não teria problemas em mergulhos com profundidade, mas, confesso que ainda não tive coragem de mergulhar! rs Mas, esse medo nada tem a ver com a cirurgia e sim com o mergulho em si. Medo bobo, eu sei... quem sabe um dia, tomo coragem! rs
      Mas, um incentivo aí pra você, que já tem experiência com mergulho e só está com receio por conta da cirurgia: uma leitora aqui do blog, a Natasha, postou sua experiência lá em cima nos comentários. Ela é mergulhadora avançada, também fez a cirurgia ortognática como nós e diz que, hoje em dia, nem lembra mais disso durante os mergulhos. Que é super tranquilo! Então, coragem e bons mergulhos!!!
      Depois, volta aqui pra contar como foi sua experiência! ;)
      Abraços!

      Excluir