terça-feira, 11 de agosto de 2015

Finalmente, a gengivoplastia! (E os 2 anos de ortognática)

        E eis que no dia 07/07/2015, finalmente, faço a gengivoplastia!!!

       No dia próprio dia 07, enviei um SMS para o Professor Rodrigo Alvitos (do HUPE) para ele não esquecer de mim! rsrs Aí, ele responde que eu poderia fazer o procedimento naquele dia mesmo! Nossa, nem acreditei! Sai correndo do trabalho, passei em casa para pegar os exames (feitos desde o final do ano passado) e fui para o HUPE.

       Se eu disser para vocês que eu estava mais nervosa do que no dia da ortognática, vocês acreditam?! Pois é! Não sei por que, mas eu estava muito, mas muito nervosa mesmo. Eu, literalmente, tremia. Estava com receio do resultado não ficar bom, do procedimento doer, etc etc etc. O professor Rodrigo tentou me acalmar, foi um fofo, mas o medo continuou comigo durante as duas horas que duraram o procedimento.

     Primeiro, o Prof. Rodrigo aplicou a anestesia local e depois começou os procedimentos. Ele me contou que, no meu caso, foi necessário fazer os seguintes procedimentos: aumento de coroa clínica, gengivectomia, gengivoplastia e osteotomia. 

       Sobre o PO, foi super simples. Nem se compara com o da ortognática. Fiquei em repouso, apenas, dois dias. Depois, voltei, normalmente, para as atividades cotidianas (tinha, apenas, que evitar pegar peso e fazer exercício físico).

       A gengiva ficou feia, arroxeada e sensível. O rosto ficou um pouco inchado. Mas, não senti dor em nenhum momento - nem durante a cirurgia, nem durante o PO

       Nas horas seguintes, como já era noite, tomei só um Toddynho gelado. Mas, no dia seguinte, eu comia alimentos amolecidos e não muito quentes. E depois dos quinze dias já estava comendo normalmente. 

       Os pontos foram aqueles que caem sozinhos ou são reabsorvidos pelo próprio organismo e ficava na parte interna da boca. Externamente, ninguém percebia que eu estava com a boca cheia de pontos. 

       A gengiva sangrava na primeira semana e eu precisava ter cuidados com a escovação. Na parte onde realizei os procedimentos, fazia a escovação com escova bem macia (a mesma que eu usei durante o PO da ortognática) e eu não podia passar fio dental. Depois da terceira semana, comecei a passar o fio dental, mas bem devagar porque ainda sangrava em alguns pontos. Depois de um mês, já estava escovando normalmente.

       Infelizmente, dessa vez, eu não fotografei a evolução do processo no decorrer dos dias. Peço até desculpas, mas acabei esquecendo. E, passou tão rápido que, quando me dei conta, já era tarde demais. 

       Mas, fiz uma montagem com as fotos que eu tinha aqui no computador. Espero que dê para vocês terem noção de como fiquei:

Depois da gengivoplastia (e demais procedimentos) e antes dela.

       Vocês devem estar se perguntando: mas, você já não fez a ortognática? Por que precisou fazer a gengivoplastia? Por que só com a ortognática não resolveu seu problema da exposição da gengiva durante o sorriso? Bem, no meu caso, aconteceram três situações:
       1- Meus dentes já pareciam pequenos antes mesmo da ortognática;
     2- Com o uso do aparelho ortodôntico, minha gengiva acabou crescendo (ainda mais) em algumas partes;
     3- Na ortognática, o buco impactou minha maxila o máximo que pode. Se ele impactasse mais, ele havia me dito que eu poderia ficar com o sorriso feio, pois a exposição do dente, com os lábios levemente abertos, precisa ser de 2mm (se não me engano);

       Assim, mesmo depois da ortognática, quando eu sorria mais espontaneamente, ainda aparecia uma parte que eu considerava grande de gengiva. Então, me submeti a gengivoplastia (e os outros procedimentos já descritos lá em cima) e gostei bastante do resultado! Ainda que, não tenha ficado como eu queria e imaginava, pois quando eu sorrio espontaneamente, ainda aparece parte da gengiva que eu não gosto, não posso negar que está muuuuuuuiiiiiittttttttoooooo melhor do que era antes. 

       


       Então, analisando, vendo e comparando as fotos de antes e depois, posso dizer que estou muito feliz com o resultado de hoje: 2 anos de ortognática e 1 mês de gengivoplastia. 

       E, no final, o que importa é isso: estar feliz com você mesmo. E é isso que desejo para vocês: que a ortognática consiga deixá-los ainda mais felizes com vocês mesmos. Que vocês consigam sorrir sem vergonha de nada e com qualidade de vida. 

♫ A sorrir eu pretendo levar a vida... ♪



  

 


15 comentários:

  1. você esta linda parabéns pela sua jornada, gostaria muito de conversar com você, meu e-mail: sulamitaabdala@yahoo.com.br, por favor me responda.
    Cris, bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati, tudo bem? Você mudou muito, ficou ainda mais linda! Ontem, mais uma vez depois de procurar 3 profissionais diferentes, recebi a notícia que vou precisar fazer a cirurgia e então em mais uma noite de insônia comecei a pesquisar e caí no seu blog. Quanta informação importante! Após ler todos os seus posts criei um pouco mais de coragem pra seguir em frente. Não vou mentir que não sinto mais medo porque sinto e muito! Me imagino nesse período de repouso e isso não me agrada muito, pois sou publicitário (workaholic) e ansioso, então só de me imaginar em uma cama já me causa um pouco de aflição. Gostaria de saber se depois de todo esse tempo você ainda sente dor ou dormência e se você hoje, sabendo de tudo o que passou, faria essa cirurgia novamente. Obrigado e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edu, obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog!
      Quando soube que eu teria que operar, também, fiquei bastante ansiosa e ficava pesquisando direto sobre a cirurgia na internet. Parecia até que minha vida tinha parado porque eu só pensava nisso... rs Mas, essa fase é super importante! Você, realmente, precisa pesquisar, tirar suas dúvidas com os profissionais, trocar experiências com outros ortognátios - isso vai diminuindo seu medo e te dando mais confiança para encarar a cirurgia.
      Quanto a ficar em repouso, será necessário sim! Vai treinando sua paciência e controlando sua ansiedade porque vc vai precisar disso durante todo o processo (pré, durante e pós cirúrgico) rsrs
      Edu, foram pouquíssimos os dias em que sentir dor. O pós, de um modo geral, não é doloroso, é mais chatinho por conta do inchaço e das limitações que você fica. E o mais complicado é a primeira semana, depois dela, tudo começa a melhorar... hoje, não sinto dor alguma decorrente da cirurgia. Ainda tenho parestesia em partes da gengiva e uma sensibilidade diferenciada no lábio inferior - mas, nada que me atrapalhe ou que me faça ter arrependimentos.
      Como sou teimosa, não conseguiria conviver com a dúvida "e se eu tivesse feito a cirurgia, como seria?". Então, desde que soube que teria que operar, tive certeza que faria a cirurgia. No início do meu PO, eu não conseguia enxergar os benefícios estéticos que tinha ganho, mas hoje, vejo o bem que a cirurgia me fez. Não me arrependo de ter feito a ortognática e estou muito satisfeita com o resultado (os ganhos estéticos e funcionais são muito maiores do que qualquer consequência negativa). Mas, se vc me perguntar se eu encararia a ortognática pela 2ª vez, eu diria que não! rsrs Só se eu tivesse ficado muito insatisfeita com o resultado - mas, como não foi o caso, isso não passa pela minha cabeça! hahaha
      Boa sorte na sua caminhada e fique a vontade para escrever quando quiser! ;)

      Excluir
  3. Tati,

    Você ja recuperou a sensibilidade do lábio? Se não, o que os médicos falam sobre isso? Como foi voltar a beijar com parestesia?


    Ass: julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Tenho uma sensibilidade diferenciada no meu lábio inferior e mento (não é mais a mesma sensibilidade que antes da cirurgia), mas, nada que me incomode muito.
      É difícil explicar em palavras essa sensibilidade diferenciada, sabe... mas, posso dizer que no início foi complicado/estranho beijar. Não lembro, exatamente, quando o beijo ficou normal pq vc vai se acostumando e a sensibilidade vai retornando, então, foi um processo natural mesmo.
      Mas, para te tranquilizar, essa sensibilidade diferenciada que escrevi antes, não interfere em nada no beijo e na sensação de ser beijada.
      Qualquer dúvida, é só escrever!
      Abraços!

      Excluir
  4. Tatiana, Parabéns pelo teu blog!
    Acessei ele pesquisando no google e quero te dizer que fizeste um bom trabalho, divulgando a tua experiência para mais pacientes que se interessam pelo tratamento. Eu sou dentista e cirurgião bucomaxilofacial, trabalho com cirurgia ortognática e tenho divulgado a técnica de uma forma diferente: elaborei um e-book para os pacientes receberem antes de consultar comigo e desta forma se inteiram do assunto e podem aproveitar mais a consulta presencial comigo.
    Se desejar conhecer, pode acessar o site acima e cadastrar teu mail para receber sem custo o material. Grande abraço e boa semana para você.

    Luciano Engelmann Morais, CRORS 10569

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, obrigada!

      O site não apareceu, pode me enviar para meu email: tatiortognatica@gmail.com

      Abraços e sucesso!

      Excluir
  5. Ola Tatiana Tudo bem??? Também fiz a cirurgia ortognatia mas não consigo fazer protusão e lateralidade é normal?? Vc consegue fazer isso?? Tinha a mordida cruzada e aberta agora esta tudo certinho a unica coisa que não gostei foi que continuo com o queixo grande...

    Muito legal a iniciativa de criar um blog, parabéns!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sinceramente, até hoje, não consigo fazer a protusão e nem a lateralidade direito (para nenhum dos lados). Não sei quanto tempo de PO vc está, mas, sugiro que vc faça exercícios para estimular esses movimentos. Com os exercícios, pode ser que vc consiga realizar os movimentos melhor.

      Que bom que está gostando do resultado. Caso esteja insatisfeito com o mento, pode refazer só essa parte. Mas, espera um pouco. Dependendo de quanto tempo de PO esteja, pode ser inchaço. O resultado final mesmo, só depois de um ano. Aí, se ainda não estiver satisfeito, pensa em refazer o mento. Seria muito mais simples do que a ortognática. ;)

      Obrigada pelo carinho e por ter acompanhado o blog!

      Abraços!

      Excluir
  6. Posso fazer a gengivoplastia antes da cirurgia ortognatica?Ou devo fazer primeiro a ortognatica pra poder fazer a gengivoplastia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, desculpa a demora em responder!

      Seria bom vc se consultar com um profissional bucomaxilo, pois ele avaliaria se, no seu caso, somente a gengivoplastia resolveria, ou se é uma deformidade óssea - e aí, somente a ortognática mesmo.

      Tem casos em que só com a ortognática, o resultado fica ótimo. Em outros, como no meu, precisou fazer um retoque com a gengivoplastia.

      Então, depende do seu caso e varia muito de pessoa para pessoa. Procure um bucomaxilo com boas referências e marque uma consulta! ;)

      Abraços,

      Excluir
  7. Gostaria de saber quanto tempo depois da gengivoplastia pode voltar a fazer atividade física? Tipo musculação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória,
      Na época, eu não fazia atividades físicas, então, infelizmente, não tenho como responder essa sua dúvida. Só lembro que a recuperação foi muito tranquila. Mas, converse com seu médico que ele lhe dará todas as orientações. ;)
      Abraços!

      Excluir
  8. Obrigada pelas informações de gengivoplastia. Estava procurando sobre gengivoplastia a algum tempo.

    ResponderExcluir