sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

7 meses

       É pessoal, 7 meses... 
       
       Foi minha última consulta com o Dr. Alan (snif snif snif)! Está tudo correndo dentro da normalidade e ficarei na expectativa, quando retirar  o aparelho, do Dr. Alan vir para o RJ e fazer ou acompanhar minha gengivoplastia. Ele me explicou que farei uma gengivoplastia com contorno de coroa do dente, ou seja, não será feito apenas a retirada do excesso de gengiva, mas, também, o contorno do osso, da coroa do dente. Isso porque meus dentes parecem ser muito pequenos e com esse procedimento, eles ficarão dentro de um tamanho dito "normal". 
       Algumas pessoas podem estar na dúvida sobre esse excesso de gengiva que me referi. Ué, mas a ortognática não resolve o sorriso gengival? A resposta é sim. Porém, no meu caso, além da deformidade óssea, a minha gengiva também cresceu demais. E com o uso do aparelho, pirou. Por isso que, além da ortognática, terei que fazer a gengivoplastia. 
       Fora isso, ao falar novamente do meu incômodo da linha media e da arcada parecer um pouco torta/desalinhada, ele disse que, caso eu esteja muito incomodada e se ortodontia não conseguir alinhar, que eu poderia passar por uma nova cirurgia. Não pensei duas vezes e respondi: NEM PENSAR!!! rsrs Não consigo nem ficar lembrando do sofrimento da primeira semana, que dirá, passar por isso tudo de novo! Deixa tudo como está mesmo, se ficar desalinhado, paciência. Mas, cirurgia, de novo, não! rsrs
       Desde que eu estava com uns 5 meses de PO, mais ou menos, venho sentindo estalos e a sensação de areia na ATM do lado direito. Falei com o Dr. Alan e ele disse que, depois da retirada do aparelho, terei que fazer um tratamento para disfunção na ATM. Ele disse que isso acontece com pessoas que fazem ou não a cirurgia, então, não tem nenhuma relação com o fato de ter feito a ortognática. 
       Com a saída do Dr. Alan do HUPE, quem continuará acompanhando meu caso será o Dr. Hugo, que também acompanhou minha cirurgia. Como a previsão de retirada do aparelho é em Julho deste ano, só preciso retornar no HUPE nesse período, sem o aparelho. 
       Quero aproveitar e agradecer, imensamente, o Dr. Alan pelo profissionalismo e carinho que dedicou a essa paciente aqui, que tanto perturbou durante o PO. Sempre muito atencioso, nunca deixou de responder prontamente a qualquer dúvida ou questionamento meu. Desejo muito sucesso na sua caminhada profissional, tenho certeza que será feliz e fará muitos outros pacientes felizes!!! Sentirei saudades e serei eternamente grata por tudo! 
       E, claro, não podia deixar o Dr. Alan ir embora sem uma fotinho nossa! 


Dr. Alan Schmitt

       Vendo o Blog da amiga Rafaela Nascimento (ex classe 3, dá uma olhada lá, ela escreve super bem, com ricos detalhes sobre sua cirurgia e como tem sido sua recuperação: http://sagaortognatica.wordpress.com/) lembrei de uma entrevista com o Professor Paulo Medeiros do HUPE explicando, muito bem, o que é a cirurgia ortognática. Vale muito a pena ver! E ainda aparece o Dr. Alan e a Dra. Priscila Abreu (a fonoaudióloga lá do HUPE que, infelizmente, não consigo mais ir nas consultas devido ao horário que ela atente).
       Segue o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ccJ2M3YjTo0 


Dr. Alan e Dra. Priscila: dois anjos que conheci via ortognática e
que estarão sempre no meu coração e nas minhas lembranças! 
       
       Shiuuuuuu, não contem para ninguém, mas, roubei a foto acima do Dr. Alan! Não resisti! rsrs 

       Estava lembrando de algumas estratégias que usei durante minha recuperação, principalmente, na primeira semana de PO e que não tinha descrito aqui no blog. Uma delas é o travesseiro que usei. Porque, durante um bom tempo, dormi praticamente deitada. Então, comprei um travesseiro para leitura. Depois, quando já deitava de barriga para cima e ainda não podia virar de lado ou bruços, comprei aquele travesseiro que usamos em viagens longas. Ambos me ajudaram mtooooo! 


Travesseiro para leitura
Travesseiro para viagens



       


       Outra coisa que lembrei de comentar aqui é que, no início, temos que (re) aprender muitas coisas! E coisas simples como respirar, falar, engolir... e durante todo o PO é um aprendizado novo. Depois, (re) aprendemos a mastigar, abrir a boca, assobiar,  beijar, etc. Quando passamos por essa cirurgia, aprendemos a valorizar coisas simples da vida, que, antes, nem percebíamos que existia. Viva a ortognática! Tempo de aprendizados constantes, mas, principalmente, tempo para exercitar a paciência! 

       E, a montagem desse mês foi feita com as fotos que o Dr. Alan tirou lá no HUPE para acompanhamento do caso. Cuidado para não se assustarem porque as fotos foram tiradas tão perto e com uma câmera tão boa que parecem até aquelas fotos 3x4 que tiramos para documentos. Ou seja, estou horrorosa em todas, mas, ainda sim, mostram o resultado nesses 7 meses.

7 meses

       Dr. Hayann disse que para alinhar a linha média fará um desgaste em alguns dentes da arcada inferior na próxima consulta. Ainda faltam alguns detalhes, mas, ele continua mantendo a previsão de retirada do aparelho em Julho deste ano. Espero que até o meu aniversário possa estar livre desse aparelho, não aguento mais! rsrsrs

       Até mês que vem pessoal! ;)









17 comentários:

  1. Olá Tatiana!
    Faço tratamento ortodôntico, e fiquei curiosa sobre o "mundo da ortodontia". Acabo lendo um pouco de tudo, e precisei comentar aqui no seu blog!
    Parabéns pela cirurgia!!
    Você está linda!!! Espero que as dores que sentia antes tenham desaparecido, e que agora possa sorrir como nunca!! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi! Obrigada por visitar o blog e pelo carinho!
    As dores desapareceram sim! Dor de cabeça agora, só da TPM que me persegue msm... rsrs
    Boas pesquisas p vc! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Tatiana. Depois que vi uma reportagem sobre cirurgia ortognatica me interessei pelo assunto pois a posiÇão do meu queixo é retraída. O resultado da sua cirurgia foi um sucesso, realmente vc ficou muito bonita. Eu acredito que se eu fizer terei tb um bom resultado estético em falar nos outros beneficios. Gostria de entrar em contato com vc para trocarmos algumas ideias sobre o assunto. Se vc puder me add no facebook procura Thiago Heyden. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi Thiago,
    Obrigada pelo elogio e carinho. Não consegui te achar no Facebook, qualquer dúvida, pode me mandar um e-mail (tatiortognatica@gmail.com). Sei que temos muitas dúvidas no pré, então, fique a vontade em escrever! ;)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Oi tati,vc esta muito bonita,rejuvenesceu 10 anos,eu acabei de fazer a cirurgia ortognatica classe 2,vou fazer 2 meses embaixo do nariz ainda esta muito inchado,fica esquisito,também tinha sorriso gengival e ele mexeu na mandíbula e alongou o mento,demorou quanto tempo pra o inchaço abaixo do nariz desinjar?bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Olha, no meu caso, essa foi uma das partes que mais demoraram p desinchar por completo... não lembro, exatamente, mas acho que com uns 3/4 meses não era mais um inchaço perceptível para outras pessoas, só eu que ainda sentia o inchaço. E depois de uns 6/7 meses que me dei conta de que não estava mais inchada... rs
    É preciso ter paciência mesmo porque só com o tempo que as coisas vão se ajeitando...
    Desejo uma ótima recuperação p vc e, qualquer coisa que puder ajudar, é só escrever! ;)
    E obrigada pelo carinho!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Ai,estou mais aliviada agora,muito obrigada,esqueci de falar,meu nome é Dayana.bjus!!!

    ResponderExcluir
  8. Pensei que não quisesse se identificar Dayana! rsrs Boa recuperação p vc! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não,esqueci mesmo,rs me tire mais uma duvida,seu nariz mudou depois da cirurgia,o meu ficou com as abas abertinhas,como estou inchadinha ainda tenho esperança q,volte ao normal.Day

    ResponderExcluir
  10. Oi Day!
    Caramba, se vc reparar aqui no blog, meu nariz depois da cirurgia SEMPRE me preocupou. Na verdade, eu já tinha o nariz torto, mas não percebia por conta da assimetria do rosto. Depois da cirurgia, com o rosto simétrico, o nariz torto acabou aparecendo mais.
    Então, desde o primeiro dia de PO o nariz torto me preocupava mto pq estava mto nítido. Mas, graças a Deus, com o passar do tempo foi melhorando e, agora, já está mais "normal". rsrs
    Percebi que meu nariz deu uma leve levantada e as narinas ficaram um puco mais largas também, e olha que meu buco deu um ponto em cada lado da narina para não alargar muito. Além disso, também notei que uma narina ficou mais larga que a outra, mas nada que me incomode muito.
    Hoje, o nariz não me incomoda mais... nem cogito a hipótese de fazer rino! Chega de cirurgia!!! rsrs

    ResponderExcluir
  11. Aff,q bom,agora estou com mais esperança q com o tempo com a diminuição do inchaço ele afine um pouco mais e não fique tão nítido,só estou com 2 meses de PO ainda tenho um longo caminho pra percorrer,nada de desespero não é verdade ,bjss e obrigada.Day

    ResponderExcluir
  12. É isso mesmo Day, 2 meses é pouco tempo, ainda tem muita coisa p se ajeitar e mudar... paciência é a palavra chave! Bom PO e, qualquer dúvida, é só escrever! ;)

    ResponderExcluir
  13. Uau! O resultado é maravilhoso!
    O que eu mais quero após a cirurgia é poder selar os lábios naturalmente, sem precisar forçar o músculo da mandíbula.
    Deve ser maravilhosooooo!

    ResponderExcluir
  14. Uau! O resultado é maravilhoso!
    O que eu mais quero após a cirurgia é poder selar os lábios naturalmente, sem precisar forçar o músculo da mandíbula.
    Deve ser maravilhosooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Obrigada!!!
      A sensação de selar os lábios sem fazer bico ou ficar com cara emburrada é maravilhosa msm!!!!! Só os ortognáticos entendem! rsrsrs
      Obrigada por acompanhar e escrever! ;)
      Bjs,

      Excluir
  15. Quanto vc gastou em media para fezer esta cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Enzo, boa tarde!
      Não gastei absolutamente nada p fazer a cirurgia. Eu fiz com a equipe médica do SUS, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, aqui no Rio de Janeiro. E, na época eu também tinha plano de saúde, o que facilitou, pois eu não tive que esperar vaga no hospital do SUS. Ou seja, o plano de saúde cobriu os custos dos materiais e hospital e os médicos foram pelo SUS. Tive que pagar, apenas, a anestesia, mas, o plano de saúde me deu reembolso de 100% depois.

      Excluir