sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

5 meses

       Dia 24/12, véspera de Natal, fiz 5 meses! Nossa, como o tempo voa depois que já passamos pela cirurgia... rs 

       Na última consulta com o buco, ele disse que gostaria de fazer a gengivoplastia em janeiro do próximo ano, antes da sua saída (não sei se lembram, mas o Dr. Alan é residente do HUPE e sairá de lá em fevereiro de 2014). Só que, o orto já disse que é praticamente impossível retirar o aparelho antes de fevereiro. Então, muito provavelmente, terei que fazer a gengivoplastia com o aparelho mesmo. Tenho a opção de esperar a retirada do aparelho e operar com outro bucomaxilo do HUPE, mas, como sou muito apaixonada pelo trabalho e profissionalismo do Alan, prefiro operar com aparelho mesmo! rs Então, talvez no próximo mês traga novidades p vocês...

       Ainda estou usando o elástico, mas agora, apenas por 12 horas por dia. Espero que essa diminuição de horário me ajude na abertura da boca. Continuo com abertura de 2 dedos e com parestesia no queixo, lábio inferior e gengivas. Ainda sinto meu rosto inchado, principalmente o lado direito. 

       Meu cabelo continua caindo muito! Por esquecimento, acabei não tomando direitinho o Pantogar, mas a Maísa, que conheci através do blog, indicou que podemos fazer a fórmula do Pantogar. Ficaria muito mais barato e com os mesmos resultados! Então, fica a dica, é só pesquisar no Google p encontrar a fórmula! Tentarei fazer para o próximo mês.   

       Quanto a alimentação, já como praticamente de tudo, só não consigo, ainda, cortar os alimentos com os dentes, tenho que colocá-los na boca já cortados.

       Segue a tradicional montagem, do antes e depois - 5 meses:



       Quero aproveitar e desejar um feliz 2014 (espero que todos tenham tido um ótimo Natal)!!! Que seja um ano de muitas realizações, felicidades e que todos aqueles que já fizeram ou ainda farão a ortognática, que o novo rosto lhes traga ainda mais motivos para sorrir e festejar. ;)

       

7 comentários:

  1. ooooooooooiiii tati :D
    Nossa o tempo ta voando mesmo!!! agora não entendi o pq da gengioplastia, vc não levantou a maxila na cirurgia? mexeu só na mandibula e mento? os casos que li so a cirurgia dos 3 juntos resolve o perfil, a função respiratoria e o sorriso gengival...
    acredita que vou ter que começar do zero meu caso? o dentista que estava dando o inicio do processo cobrou um preço salgado, meio salario minimo por mês :( . quanto vc paga na manutençã do seu?
    abraço e um otimo 2014 pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Maisa!
    Fiz maxila, mandíbula e mento sim, só que minha gengiva "cresceu" e, em alguns dentes, ela quase cobre o braquete do aparelho. Daí, terei que fazer gengivoplastia também... meu orto disse que foi por conta da má higienização - não usava o fio dental direitinho, aí deu nisso. Além disso, dizem que o aparelho "estimula" esse crescimento da gengiva, então, juntou tudo. Mas, vamos encarar né!
    Caramba, bem salgado mesmo esse dentista. Eu pago 150 reais mensais e vou na manutenção 2x ao mês. O ideal seria vc pesquisar antes um orto de confiança e que prepare para a ortognática. Pesquisa nos grupos do face ou internet, pois, começar com um orto de confiança já é meio caminho andado... boa sorte!
    E um excelente 2014 p vc tb!!! Que a ortognática fique cada vez mais próxima p vc e que ela te traga ainda mais motivos p sorrir! ;)

    ResponderExcluir
  3. Acho que a tal sensibilidade que vc sente na area do queixo é por que vc agora "tem queixo" rsr,claro que vc sente seu rosto diferente ,pois ele está,e está bem melhor,agora vc parece uma mulher,sinto muito de falar isso,mas antes vc parecia algo "diferente" srsr

    ResponderExcluir
  4. Oi Hellen,
    Como faz diferença um rosto harmonioso né...
    Com relação a sensibilidade, tem até relação com que "agora eu tenho queixo". É que quando fazem o mento existe a possibilidade de cortar ou ferir algum nervo nessa região - por isso a perda parcial ou total da sensibilidade. No meu caso, a sensibilidade está voltando, mas não como era antes. Não sei explicar exatamente como é, mas o fato é posso dizer que sinto determinados estímulos, mas não como em outras regiões não afetadas. Por isso que digo que tenho certa sensibilidade no queixo e lábio inferior.

    ResponderExcluir
  5. Fiz ortognatica e minhas narinas estão com tamanhos diferentes, será q irão voltar ? Hj faz 10dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Savana,
      Meu nariz, no início, chegou a ficar torto. Com o tempo, foi tudo voltando ao normal. Acredito que, no seu caso, aconteça o mesmo. Vc está com pouquíssimos dias de PO, vai perceber muitas mudanças ainda! ;)
      Bom PO p vc!

      Excluir
    2. OBS: normalmente, as pessoas descrevem que perceberam uma mudança no nariz depois da ortognática. Então, talvez, ele não volte a ficar como antes da cirurgia, mas, essa diferenciação entre os tamanhos das narinas tente a diminuir conforme o inchaço vai cedendo.

      Excluir